Karú-Sakaibê



KARÚ-SAKAIBÊ....
HERÓI CIVILIZADOR DOS ÍNDIOS. 

Do mundo do centro da Terra ao mundo de cima Foi aí que ressurgiu Karú-Sakaibê, o grande Criador, que já havia realizado tantas coisas boas para este povo... Contam os velhos sobre a vinda dos Munduruku ao mundo de cima:

Karú-Sakaibê, o grande Criador, andava pelo mundo sempre em companhia de seu fiel amigo Rairu, que gostava muito de brincar. Um dia Rairu fez a figura de um tatu juntando gravetos, folhas e cipós... O desenho ficou tão perfeito que ele resolveu colá-lo com resina de mel de abelha para que não sumisse. 

Depois para secar, enterrou seu tatu embaixo da terra e ficou segurando... Após um tempo, ao tentar tirá-lo a resina havia secado e sua mão ficou grudada no rabo do tatu. Rairu, com seus poderes, deu vida ao tatu que ao invés de sair do buraco tanto cavou que o levou consigo ao centro da Terra. 

Rairu encontrou gente de todo jeito: bonita, feia, boa, má e preguiçosa. Ele ficou tão impressionado com aquilo que decidiu sair rapidamente do buraco para contar a Karú-Sakaibê. 

Karú então resolveu trazer toda àquela gente para o mundo de cima. Fez uma pelota jogou-a no chão e dela nasceu um pé de algodão... Colheu o algodão e com suas fibras fez uma corda que passou na cintura de Rairu e ordenou que o mesmo voltasse ao centro da Terra para buscar as pessoas de lá. Rairu desceu pelo mesmo buraco do tatu e queria que todos subissem pela corda para conhecer seu mundo.

Os primeiros a subir foram os feios e os preguiçosos, pois imaginavam que não trabalhariam mais e teriam tudo com facilidade. Depois, subiram os bonitos e formosos, porém a corda arrebentou e nem todos desse grupo conseguiram chegar ao mundo de cima.

Como eram muitos Karú-Sakaibê quis diferenciá-los uns dos outros para que uns fossem Munduruku, outros Mura, Arara, Mawé, Panamá, Kaipó e assim por diante. Cada um seria um povo diferente, logo fez isso pintando uns de verde, outros de vermelho, outros de amarelo e outros de preto... Enquanto Karú pintava um por um, os que eram feios e preguiçosos adormeceram.

Como castigo Karú os transformou em ... Quer saber o que Aconteceu com os preguiçosos? leia o conto na íntegra no livro"contos indígenas brasileiros", de Daniel Munduruku e divirta-se com essa aventura!